A ocupação do Sertão da Farinha Podre, hoje Uberaba, foi dificultada até o século 18 pela resistência dos guerreiros kayapó...A ocupação do Sertão da Farinha Podre, hoje Uberaba, foi dificultada até o século 18 pela resistência dos guerreiros kayapó e a presença de quilombos. Depois vieram as várias empresas ferroviárias para a região.
Os fósseis de Uberaba, descobertos em 1945, tornaram a região famosa por achados como o Uberabatitan e o primeiro ovo...Os fósseis de Uberaba, descobertos em 1945, tornaram a região famosa por achados como o Uberabatitan e o primeiro ovo de dinossauro da América do Sul. Hoje, Peirópolis abriga o Museu dos Dinossauros.
A chegada da Estrada de Ferro Mogyana a Uberaba em 1889, após esforço político, foi vista pela elite como um...A chegada da Estrada de Ferro Mogyana a Uberaba em 1889, após esforço político, foi vista pela elite como um símbolo de modernidade, conectando a cidade ao progresso das grandes metrópoles.
A Mogyana, fundada em 1872, expandiu-se para Minas Gerais e Goiás. Apesar de obstáculos iniciais, a persistência das elites de...A Mogyana, fundada em 1872, expandiu-se para Minas Gerais e Goiás. Apesar de obstáculos iniciais, a persistência das elites de Uberaba garantiu a chegada dos trilhos à cidade em 1884, com obras iniciadas em 1887.
Com o crescimento urbano, a Estação Central de Uberaba foi transferida em 1948 e novamente em 1962. Apesar das mudanças,...Com o crescimento urbano, a Estação Central de Uberaba foi transferida em 1948 e novamente em 1962. Apesar das mudanças, as estações continuaram sendo pontos de encontro que impulsionavam o comércio e a vida noturna local.
As viagens de trem deixaram saudades em Uberaba, mas o transporte de passageiros foi extinto gradualmente devido ao crescimento do...As viagens de trem deixaram saudades em Uberaba, mas o transporte de passageiros foi extinto gradualmente devido ao crescimento do transporte rodoviário, ao desgaste das estações e a acidentes frequentes.
O trabalho na ferrovia é dividido em três setores interdependentes: o setor da via permanente, o setor das oficinas e...O trabalho na ferrovia é dividido em três setores interdependentes: o setor da via permanente, o setor das oficinas e o setor do transporte.