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Como tudo começou

Linhas do tempo que mostram os processos históricos da cidade de Tiradentes, desde sua ocupação primária até a atualidade, passando... Linhas do tempo que mostram os processos históricos da cidade de Tiradentes, desde sua ocupação primária até a atualidade, passando pela chegada da ferrovia, sua relevância e sua decadência como meio de transporte.

Os caminhos de tiradentes

Dois séculos, aproximadamente, separam a ocupação primária da região onde hoje se localiza a cidade de Tiradentes e a chegada... Dois séculos, aproximadamente, separam a ocupação primária da região onde hoje se localiza a cidade de Tiradentes e a chegada do trem. Esse tempo foi marcado pela exploração de metais preciosos, dos povos indígenas e negros escravizados, por guerras, como a dos Emboabas, por movimentos contestatórios como a Inconfidência Mineira. Nesse tempo também, Tiradentes foi Arraial Velho do Rio das Mortes, Vila São José, dentre outras denominações. Além disso, a região passou por ciclos de recessão e recuperação econômica.

A EFOM e o Trem de Ferro

A primeira ferrovia do Brasil teve como objetivo interligar as áreas produtoras de matérias-primas em direção aos portos para facilitar... A primeira ferrovia do Brasil teve como objetivo interligar as áreas produtoras de matérias-primas em direção aos portos para facilitar o escoamento. Em 1854, ocorreu a inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro. No final do século 18, a maior parte das cidades mineiras, devido à decadência do ouro na região, tinha um atraso econômico regional em relação às províncias litorâneas. Em 1878, a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi formada com o grande objetivo de interligar a região ao Rio de Janeiro.

A Estação Tiradentes

Muitas são as histórias que compõem a narrativa ferroviária de Tiradentes. Na década de 1950 a 1970, a Estação de... Muitas são as histórias que compõem a narrativa ferroviária de Tiradentes. Na década de 1950 a 1970, a Estação de Tiradentes era lugar de lazer e encontros: os moradores iam para a estação, aos domingos, somente para ver o trem passar ou para praticar o footing. Até a década de 1970, o trem era praticamente o único meio de transporte usado pelos moradores de Tiradentes. As notícias e correspondências de outras cidades chegavam por meio do vagão do correio.

A parada da caixa dágua

No trecho de Tiradentes a Prados foi construída uma caixa d’água de ferro no intuito de abastecer as locomotivas. Com... No trecho de Tiradentes a Prados foi construída uma caixa d’água de ferro no intuito de abastecer as locomotivas. Com o tempo essa caixa d’água tornou-se uma parada do trem e em torno dela surgiu uma comunidade, conhecida até hoje como Caixa d’Água da Boa Esperança. O trem teve papel fundamental de fortalecimento da economia local. Por meio do trem eram transportados leite e frutas produzidos na comunidade. Os produtos eram levados até a plataforma da parada de trem. Além disso, o local possuía uma guarita, onde armazenavam-se cargas e encomendas.

A Estação César de Pina

A Estação César de Pina pertencia ao Ramal de Águas Santas, que foi inaugurado em 21 de agosto de 1911... A Estação César de Pina pertencia ao Ramal de Águas Santas, que foi inaugurado em 21 de agosto de 1911 e desativado em 1966. O objetivo da construção desse ramal era sobretudo conectar a cidade de São João Del Rei ao balneário das Águas Santas. A estação possibilitou a circulação de produtos agrícolas, sobretudo frutas, verduras e hortaliças, produzidos por imigrantes italianos moradores da Colônia do Marçal e Giarola, para serem comercializadas na cidade de São João Del Rei. No entorno da estação já houve edificações de escola, armazém, igreja e campo de futebol. Em 2007 a estação foi tombada e em 2023, ela foi restaurada.

A Estação das Águas Santas

Uma mina de água com poderes de cura, localizada no pé da Serra São José, foi descoberta no final do... Uma mina de água com poderes de cura, localizada no pé da Serra São José, foi descoberta no final do século XIX, por José Rodrigues de Miranda. No mesmo período, o farmacêutico Antônio Gonçalves Araújo Penna verificou que a água encontrada é radioativa e termal e construiu um balneário em sua fazenda. Esse local tornou-se um atrativo para os moradores de toda a região das Vertentes. Inaugurado em 1911, o ramal e a Estação de Águas Santas, ficou ativa até o ano de 1966, quando foi demolida e o local foi inundado por um lago artificial. Em 1915 foi inaugurada a Capela Nossa Senhora da Saúde, onde ocorrem missas e festividades religiosas.