HomeComo tudo começou
Como tudo começou
Dos povos originários Puris, passando pela era imperial, até os dias de hoje. Conheça a história da ferrovia em Três Rios, desde a sua precoce chegada em 1867, as transformações ao longo do tempo e o papel crucial da ferrovia no desenvolvimento econômico e social da cidade.

Ho! Pode vir chegando, pessoal! Eu sou a Vó Puri, da etnia dos indígenas Puris. Fomos os primeiros a chegar nestas terras que hoje chamamos de Três Rios...

- Vó Puri

Ouça no Spotify

A chegada da Ferrovia na região

A estrada de ferro chegou cedo na Vila Entre Rios, que mais tarde seria chamada de Três Rios. O ano era 1867: 13 anos depois da construção da primeira ferrovia do Brasil. A história da Estação Ferroviária de Entre Rios tem muitas curiosidades que envolvem de Dom Pedro II, a Condessa do Rio Novo e até a falência da Estrada Rodoviária União e Indústria. Navegue pela linha do tempo para conhecer algumas histórias:

As transformações da estrada de ferro

Desde a chegada do primeiro trem à região, os trilhos de Três Rios já testemunharam grandes transformações Alguns marcos são: o fim da Estrada de D. Pedro II, a chegada da Leopoldina e a triste destruição de grande parte do complexo ferroviário trirriense.

De Entre Rios a Três Rios

O movimento autonomista culminou com a emancipação do distrito de Entre Rios que se constituiu como município autônomo, denominado Entre Rios. Essa importante mobilização contou com a participação de centenas de ferroviários.

O café na história ferroviária de Três Rios

Três Rios foi destaque na produção e no escoamento do café. Conheça alguns dos grandes marcos em que essa história também se cruza com a da ferrovia.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais