CAPACETE. Utilizado no trabalho de manutenção da rede elétrica do telégrafo, da Rede Ferroviária Federal S.A., por Ailton Leite da Cunha, até 1995. Peça original doada por José Maria filho, primo de Ailton Leite da Cunha.
RÉPLICAS DE BANDEIRAS USADAS COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO NA FERROVIA. A bandeira verde representa que a via está livre, a bandeira amarela indica precaução e a necessidade de reduzir a velocidade, e a bandeira vermelha indica paragem imediata.
Elaborado por Thayane Pacheco. 2024
LANTERNA
Era utilizada pelos guarda-chaves para comunicação. O verde autorizava o trem a prosseguir e o vermelho indicava proibição. Essas cores transmitiam informações vitais sobre o estado das linhas, garantindo a segurança ferroviária e coordenando o movimento dos trens.
Século 20
FOTO DO QUEPE DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A., DE JOSÉ MARIA DOS SANTOS. Foto da peça original pertencente a José Maria filho, filho de José Maria dos Santos. Autoria de Gislaine Gonçalves, 2024. Acervo da Agência de Iniciativas Cidadãs.
RÉPLICA DE LOCOMOTIVA DIESEL-ELÉTRICA. Alguns ferroviários aposentados, movidos pela paixão pelas ferrovias, se dedicaram à construção de réplicas de locomotivas. Um exemplo é o Sr. Árcil Camilo Ferreira, que trabalhou na ferrovia em Azurita e construiu algumas dessas réplicas, assim como Ordelande Miranda. Final século 20 a início do século 21. Ordelande Miranda
ENVELOPE DA CAPA DE CHUVA DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A. Envelope onde ficava guardada a capa de chuva RFFSA que pertencia a Ailton Leite da Cunha. Utilizado até 1995. Doada por José Maria filho, primo de Ailton Leite da Cunha
CAPA DE CHUVA DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A. Pertencia a Ailton Leite da Cunha
Utilizado até 1995
Doada por José Maria filho, primo de Ailton Leite da Cunha
UNIFORME DA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL S.A. Pertencia a Ailton Leite da Cunha. Utilizado até 1995. Doada por José Maria filho, primo de Ailton Leite da Cunha
RELAÇÃO DOS DESPACHOS DE MERCADORIAS E ENCOMENDAS RECEBIDOS. Registro de despacho de uma bicicleta de Itaúna para a Estação Ferroviária de Mateus Leme, 1967. Acervo da Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira.
CARTEIRA DE CONTRIBUIÇÕES DO IAPI DE GERALDO RODRIGUES DE PAULA. Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, 1959. Arquivo pessoal de Maria Augusta de Souza Rodrigues.
CREDENCIAL DE TRÂNSITO. Autorização concedida a Gecy Pinto para fazer viagens no trecho sr-2. Rede Ferroviária Federal S.A., 1985. Arquivo pessoal de Gecy Pinto de Oliveira
CARTEIRA DE IDENTIDADE DE DEPENDENTE DA RFFSA, DE JOSÉ MARIA FILHO. Rede Ferroviária Federal S.A., 1969. Arquivo pessoal de José Maria Filho.
CARTEIRA DE IDENTIDADE DE DEPENDENTE DA RFFSA, DE MARIA APARECIDA RIOS. Rede Ferroviária Federal S.A., 1969. Arquivo pessoal de Maria Aparecida Rios.
CREDENCIAL PARA CONDUÇÃO DE VIATURAS PARA ATENDER SITUAÇÕES EMERGENCIAIS, DE GECY PINTO DE OLIVEIRA. Rede Ferroviária Federal S.A., 1989. Arquivo pessoal de Gecy Pinto de Oliveira.
CARTEIRA DO SINDICATO DE TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DE BELO HORIZONTE, DE GECY PINTO DE OLIVEIRA. Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte. Arquivo pessoal de Gecy Pinto de Oliveira.
CARTEIRA DE MOTORISTA RODOVIÁRIO, DE JAIR LUIZ DE SOUZA. Rede Ferroviária Federal S.A., 1993. Arquivo pessoal de Jair Luiz de Souza.
CARTEIRA DE ENGENHEIRO QUÍMICO, DE JAIR LUIZ DE SOUZA. Rede Ferroviária Federal S.A., 1957 a 1999. Arquivo pessoal de Jair Luiz de Souza.
CARTEIRA DA RFFSA, DE JAIR LUIZ DE SOUZA. Rede Ferroviária Federal S.A., 1957 a 1999. Arquivo pessoal de Jair Luiz de Souza.
BILHETE DE PASSAGEM. Rede Ferroviária Federal S.A. e Viação Férrea Centro-Oeste, 1968. Arquivo pessoal de Walkíria das Dore Silva.