Mudar de estação

Você está aqui!

Estação Campos Altos

Campos Altos | RJ

Embarque para um novo destino

HomeSegurança nos trilhos
Segurança nos trilhos
A ferrovia de Campos Altos tem uma história marcada por diversos acidentes, como explosões e tombamentos de trens. A segurança é fundamental e, ao longo dos anos, medidas e protocolos foram aprimorados para prevenir acidentes. Sinalizações, como apitos e placas, e ações de conscientização são ferramentas importantes. Essas iniciativas visam manter a convivência segura entre a ferrovia e a comunidade.

A história da ferrovia de Campos Altos é marcada por diversos acidentes. Explosões, tombamentos de trens e acidentes com passageiros são conhecidos e falados por toda a cidade. A segurança é um fator fundamental para o funcionamento da ferrovia. Ao longo dos anos, as medidas e os protocolos de segurança foram se aprimorando para que os acidentes sejam, sempre que possível, prevenidos.

Sinalizações como apitos e placas, além de ações de conscientização de trabalhadores e moradores, são ferramentas importantes para que a ferrovia possa continuar a conviver de forma segura com a vida na comunidade.

“Por volta de 1993, um vagão que levava álcool descarrilhou e explodiu. Ao passar em uma curva, o combustível desceu pelo vagão, incendiando os trilhos. Tinha uma grande quantidade de combustível que foi descendo pela drenagem, por isso dava pra ver o fogo contornando a água quilômetros pra baixo. Ficamos assistindo o fogo por horas e horas, e o incêndio durou até a tarde do outro dia. Vieram pessoas de outras cidades pra ajudar a conter o fogo. Ninguém se machucou nesse acidente, porém os trilhos ficaram retorcidos com o calor.”

Depoimento cedido por Igor Carvalho Cordeiro, morador de Campos Altos.

“Na década de 70, estávamos saindo de Campos Altos em direção a Uruburetama para atender um acidente. Quando estávamos passando pelo túnel, o guarda-chaves freou a máquina, mas o encanamento dela estava fechado, e o freio ficou só na máquina. Olhei para trás e estava saindo uma linha de fogo nas rodas, e, por causa da freada, a máquina tombou.”

Depoimento cedido por Antônio Lopes, mestre de linha aposentado.

“Na década de 1980, foram fazer uma movimentação de alguns vagões, e o guarda-chaves perdeu o controle e caiu debaixo do trem. Era um momento que estava chuvoso e eles fazendo as manobras do trem. Ele escorregou bem onde a máquina estava passando. Aí foi fatal, aí ele faleceu, infelizmente. O único acidente grave assim que eu me lembro, naquela época, foi esse. Aconteceu no local onde atualmente é a casinha de contabilidade. Lá existia um barranco, que foi até retirado depois de um certo tempo.”

Depoimento cedido por Carlos Roberto de Morais, filho de antigo agente de estação.

Dicas de segurança

Existem cuidados muito importantes que você deve ter ao cruzar e passar próximo a uma linha férrea. Sempre que for cruzar a ferrovia, reduza a velocidade do carro e, se estiver a pé, pare por um momento. Olhe para os dois lados e escute se há algum barulho de trem ou sinal que impeça o seu cruzamento. Jamais pare sobre os trilhos. Nunca pule em vagões em movimento ou nos seus engates. Não brinque sobre os trilhos nem próximo à linha do trem.

Ao atravessar a linha de trem, andando ou com algum veículo (carro, moto, bicicleta, animal, carroça), preste muita atenção! Mesmo que esteja acostumado a circular em locais parecidos, tenha cuidado.

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais