A chegada da Estrada de Ferro Goiás e da Companhia Mogiana trouxe progresso a Araguari, transformando-a em um centro logístico...A chegada da Estrada de Ferro Goiás e da Companhia Mogiana trouxe progresso a Araguari, transformando-a em um centro logístico e econômico.
Araguari é um dos nomes do pássaro periquitão-maracanã. Também significa “água ou rio da baixada dos papagaios”.Araguari é um dos nomes do pássaro periquitão-maracanã. Também significa “água ou rio da baixada dos papagaios”.
Araguari foi eixo de ligação entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. De lá veio a primeira linha férrea...Araguari foi eixo de ligação entre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. De lá veio a primeira linha férrea que daria acesso ao estado goiano: a Estrada de Ferro de Goiás (EFG). E a ponta de linha da ferrovia paulista, a Mogiana, ligando São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
O trem transformou a cidade. Trouxe escolas, hospital, empregos e movimento para um lugar que era, até então, pacato.
O Batalhão de Mauá fez um trabalho pesado na construção das linhas férreas que caminharam para várias direções do país....O Batalhão de Mauá fez um trabalho pesado na construção das linhas férreas que caminharam para várias direções do país. Ajudando a ligar o Brasil à sua nova capital, Brasília.
A ferrovia proporcionou experiências e aprendizados que abriram um leque de oportunidades e experiências para os ferroviários. Seja por meio...A ferrovia proporcionou experiências e aprendizados que abriram um leque de oportunidades e experiências para os ferroviários. Seja por meio dos cursos da Escola Profissional ou por habilidades desenvolvidas na convivência com os colegas, os ferroviários puderam adquirir conhecimentos variados que reverberaram por outros campos de suas vidas.
Ser ferroviário demandava um compromisso profundo, com longas jornadas nas estações e nas vias. A ferrovia, em suas várias fases,...Ser ferroviário demandava um compromisso profundo, com longas jornadas nas estações e nas vias. A ferrovia, em suas várias fases, moldou tanto as condições quanto os desafios enfrentados pelos trabalhadores.
Apesar dos anos, o amor pela ferrovia persiste. Em Araguari, os funcionários orgulham-se de sua história ferroviária, deixando marcas nos...Apesar dos anos, o amor pela ferrovia persiste. Em Araguari, os funcionários orgulham-se de sua história ferroviária, deixando marcas nos edifícios e na memória da cidade.
O trabalho na ferrovia era desafiador, mas, apesar das longas jornadas, os ferroviários encontravam tempo para momentos de lazer.O trabalho na ferrovia era desafiador, mas, apesar das longas jornadas, os ferroviários encontravam tempo para momentos de lazer.
Os meios de comunicação são indispensáveis para o bom funcionamento da ferrovia. Dos antigos telégrafos aos computadores modernos, a comunicação...Os meios de comunicação são indispensáveis para o bom funcionamento da ferrovia. Dos antigos telégrafos aos computadores modernos, a comunicação sempre garantiu a segurança nos trilhos e a organização do tráfego.
No final do século XIX, o telégrafo era o principal meio de comunicação utilizado na linha férrea. Por meio do código Morse (uma ferramenta de linguagem que usa a combinação de pontos e linhas emitidos por sinal sonoro), os profissionais da ferrovia conseguiam enviar mensagens para outras estações, informando sobre o fluxo de trens, acidentes ou outras ocorrências. Com o tempo, o telégrafo foi substituído pelo Telex, um aparelho mais moderno que abriu a possibilidade de comunicação em rede com outras máquinas. Em seguida, surgiram o fax, o telefone e os computadores e a comunicação na ferrovia se tornou mais simples e rápida.