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Fundada em 1893, após a Constituição Republicana decretar o estado laico. Instalada na Praça Manoel Bonito desde 1908.
Localizada no bairro Rosário, no século 18 sua instalação abrigava escravizados e menos favorecidos. Sua edificação possibilitou a resistência e a proliferação de diversos saberes e liturgias dos negros escravizados. A igreja é raiz, por exemplo, das práticas culturais e de fé dos Congados e Moçambiques presentes até os dias atuais na cidade.
É uma das primeiras edificações do território que viria a se tornar Araguari. Ainda como capela, no século 19, seu entorno passou a se desenvolver como um centro administrativo, onde foram instaladas a Câmara Municipal, a cadeia, o fórum, entre outras que contribuíram para a sua emancipação na década de 1880.
Ocupava extenso terreno em frente à estação da Mogiana. Com o passar dos anos seu espaço foi reduzido entre às ruas Afonso Pena e Rodolfo Paixão. O entorno da Praça recebeu hotéis, pensões, a primeira Igreja Batista de Araguari, em 1925 e o Conservatório de Música. A
rodoviária também funcionou por algumas décadas no local até ser transferida para o bairro Paraíso.
Foi construída no caminho entre Uberlândia e Araguari, no km 47 da BR 050, em 1927. Estava vinculada ao trecho da Companhia Mogiana, e sua função principal era o abastecimento na extensão entre as duas cidades. Seu nome é uma homenagem a um inspetor-geral da Mogiana que se aposentou por problemas de saúde na época de sua inauguração.
Devido ao grande movimento proporcionado pelas Mogiana e EFG, foram instaladas diversas pensões e hotéis em Araguari. Muitas vezes, os passageiros precisavam pernoitar na cidade que era ponto final da Mogiana, de onde se podia vir de São Paulo. Lá também ficava o ponto inicial da EFG, que transportava passageiros para o estado de Goiás.
“O Hotel Globo era da família de Jesus, Paulinho de Jesus era o filho, que hoje é aquele atual que faz esquina com a Rua Luiz Schnoor, em frente à construção do Conservatório de Música. Logo abaixo era a cadeia, então aquele ponto era frequentado por nós em nossa infância, na década de 50.”
Jornalista Antônio Fernando Peron Erbetta em entrevista a Edmar César para o livro Estrada de Ferro
Goyaz: As fitas de aço da integração.
Era chamada “Praça José Jehovah Santos”, mas teve seu nome alterado em 1983. Isso ocorreu pela importância da ferrovia na cidade e porque, ao seu entorno, residiam ferroviários da Mogiana e da EFG. O espaço era ponto de encontro dos trabalhadores e de suas famílias. Na década de 1990, passou por reforma e ganhou a Locomotiva 01, maria-fumaça de cerca de 1910.
Araguari foi escolhida como sede da EFG a partir de 1928. Para tanto, construiu-se o complexo, com uma série de prédios e moradias para receber os ferroviários: oficinas, Hospital Ferroviário, Palácio dos Ferroviários, entre outras ins`1talações que contribuíram para que a cidade fosse grande referência ferroviária.
Estava vinculada ao trecho da EFG, sendo a primeira estação dessa linha na extensão de Araguari. Ficava no distrito de Amanhece e funcionava como ponto de parada e abastecimento de mercadorias. Sua desativação aconteceu na década de 1980. Hoje o imóvel segue preservado, apesar de algumas intervenções incorretas.
Seu nome é uma homenagem ao antigo diretor da EFG, José Gayoso Neves, que esteve no cargo entre 1930 e 1940. O local era ponto de grande movimento de pessoas e mercadorias e de apresentações cívicas importantes. Funcionava como local de encontro e confraternização, em frente à Estação de passageiros.
Na década de 1970, foi construída a nova Estação Ferroviária na Avenida Belchior Godoy. Fazia parte dos projetos decorrentes do Novo Plano de Viação do Governo Federal; sua construção foi realizada pelo Segundo Batalhão Ferroviário. Após sua inauguração, o tráfego da EFG foi todo transferido para a nova estação.
Também conhecido como Batalhão Mauá, está na cidade desde 1965. Foi instalado para a extensão da linha férrea até a cidade de Brasília. Duas de suas importantes obras férreas foram: a construção do trecho entre Araguari e Uberlândia, incluindo pontes e viadutos; e a
instalação do trecho de Pires do Rio (GO) a Brasília, que possibilitou a inauguração do Trem Bandeirantes em 1968.
Foi construída no caminho entre Uberlândia e Araguari, no km 47 da BR 050, em 1927. Estava vinculada ao trecho da Companhia Mogiana, e sua função principal era o abastecimento na extensão entre as duas cidades. Seu nome é uma homenagem a um inspetor-geral da Mogiana que se aposentou por problemas de saúde na época de sua inauguração.
Também conhecido como Batalhão Mauá, está na cidade desde 1965. Foi instalado para a extensão da linha férrea até a cidade de Brasília. Duas de suas importantes obras férreas foram: a construção do trecho entre Araguari e Uberlândia, incluindo pontes e viadutos; e a
instalação do trecho de Pires do Rio (GO) a Brasília, que possibilitou a inauguração do Trem Bandeirantes em 1968.
Fundada em 1893, após a Constituição Republicana decretar o estado laico. Instalada na Praça Manoel Bonito desde 1908.
Foi construída no caminho entre Uberlândia e Araguari, no km 47 da BR 050, em 1927. Estava vinculada ao trecho da Companhia Mogiana, e sua função principal era o abastecimento na extensão entre as duas cidades. Seu nome é uma homenagem a um inspetor-geral da Mogiana que se aposentou por problemas de saúde na época de sua inauguração.
É uma das primeiras edificações do território que viria a se tornar Araguari. Ainda como capela, no século 19, seu entorno passou a se desenvolver como um centro administrativo, onde foram instaladas a Câmara Municipal, a cadeia, o fórum, entre outras que contribuíram para a sua emancipação na década de 1880.
Localizada no bairro Rosário, no século 18 sua instalação abrigava escravizados e menos favorecidos. Sua edificação possibilitou a resistência e a proliferação de diversos saberes e liturgias dos negros escravizados. A igreja é raiz, por exemplo, das práticas culturais e de fé dos Congados e Moçambiques presentes até os dias atuais na cidade.
Foi construída no caminho entre Uberlândia e Araguari, no km 47 da BR 050, em 1927. Estava vinculada ao trecho da Companhia Mogiana, e sua função principal era o abastecimento na extensão entre as duas cidades. Seu nome é uma homenagem a um inspetor-geral da Mogiana que se aposentou por problemas de saúde na época de sua inauguração.
Ocupava extenso terreno em frente à estação da Mogiana. Com o passar dos anos seu espaço foi reduzido entre às ruas Afonso Pena e Rodolfo Paixão. O entorno da Praça recebeu hotéis, pensões, a primeira Igreja Batista de Araguari, em 1925 e o Conservatório de Música. A
rodoviária também funcionou por algumas décadas no local até ser transferida para o bairro Paraíso.
“O Hotel Globo era da família de Jesus, Paulinho de Jesus era o filho, que hoje é aquele atual que faz esquina com a Rua Luiz Schnoor, em frente à construção do Conservatório de Música. Logo abaixo era a cadeia, então aquele ponto era frequentado por nós em nossa infância, na década de 50.”
Jornalista Antônio Fernando Peron Erbetta em entrevista a Edmar César para o livro Estrada de Ferro
Goyaz: As fitas de aço da integração.
Devido ao grande movimento proporcionado pelas Mogiana e EFG, foram instaladas diversas pensões e hotéis em Araguari. Muitas vezes, os passageiros precisavam pernoitar na cidade que era ponto final da Mogiana, de onde se podia vir de São Paulo. Lá também ficava o ponto inicial da EFG, que transportava passageiros para o estado de Goiás.
“Em frente à estação da Goiás, onde hoje há uma mecânica de automóvel, um sobrado, com dois andares, era o Hotel Aguiar. Antiguíssimo e famoso, era até da família do finado senhor José Amaro de Oliveira. Do lado ainda tem uma pensão que é da família originária ainda, à direita, ela está lá toda arrumadinha, Pensão Feliz”
Jornalista Antônio Fernando Peron Erbetta em entrevista a Edmar César para o livro Estrada de Ferro
Goyaz: As fitas de aço da integração.
Araguari foi escolhida como sede da EFG a partir de 1928. Para tanto, construiu-se o complexo, com uma série de prédios e moradias para receber os ferroviários: oficinas, Hospital Ferroviário, Palácio dos Ferroviários, entre outras ins`1talações que contribuíram para que a cidade fosse grande referência ferroviária.
Era chamada “Praça José Jehovah Santos”, mas teve seu nome alterado em 1983. Isso ocorreu pela importância da ferrovia na cidade e porque, ao seu entorno, residiam ferroviários da Mogiana e da EFG. O espaço era ponto de encontro dos trabalhadores e de suas famílias. Na década de 1990, passou por reforma e ganhou a Locomotiva 01, maria-fumaça de cerca de 1910.
Estava vinculada ao trecho da EFG, sendo a primeira estação dessa linha na extensão de Araguari. Ficava no distrito de Amanhece e funcionava como ponto de parada e abastecimento de mercadorias. Sua desativação aconteceu na década de 1980. Hoje o imóvel segue preservado, apesar de algumas intervenções incorretas.
Na década de 1970, foi construída a nova Estação Ferroviária na Avenida Belchior Godoy. Fazia parte dos projetos decorrentes do Novo Plano de Viação do Governo Federal; sua construção foi realizada pelo Segundo Batalhão Ferroviário. Após sua inauguração, o tráfego da EFG foi todo transferido para a nova estação.
Seu nome é uma homenagem ao antigo diretor da EFG, José Gayoso Neves, que esteve no cargo entre 1930 e 1940. O local era ponto de grande movimento de pessoas e mercadorias e de apresentações cívicas importantes. Funcionava como local de encontro e confraternização, em frente à Estação de passageiros.