Linha do tempo que mostra o processo de formação de Alagoinhas e os fatos históricos que influenciaram sua história.Linha do tempo que mostra o processo de formação de Alagoinhas e os fatos históricos que influenciaram sua história.
Apresenta-se a presença e a importância histórica e cultural dos povos indígenas e quilombolas em Alagoinhas, destacando como seus saberes,...Apresenta-se a presença e a importância histórica e cultural dos povos indígenas e quilombolas em Alagoinhas, destacando como seus saberes, práticas e tradições resistiram ao processo de colonização e permanecem vivos na região. É abordada a herança indígena na linguagem, na agricultura e na alimentação, bem como a relevância da população afrodescendente e dos quilombos como espaços de resistência, memória e identidade da cidade de Alagoinhas.
No segundo eixo tratamos do processo de formação histórica de Alagoinhas, desde a ocupação colonial até sua elevação à categoria...No segundo eixo tratamos do processo de formação histórica de Alagoinhas, desde a ocupação colonial até sua elevação à categoria de freguesia e vila no século XIX. Destacamos a importância das lagoas e da “Fonte dos Padres” no povoamento inicial, o papel da ferrovia no deslocamento populacional e a construção inacabada da Igreja de Santo Antônio, que deu origem ao espaço conhecido como Alagoinhas Velha. Além disso, abordamos o surgimento da imprensa local como registro do cotidiano e da vida política.Evidencia-se, assim, como símbolos religiosos, políticos e culturais marcaram a identidade e a memória da cidade.
No terceiro eixo apresentamos a chegada e os impactos da ferrovia na cidade, destacando como os trilhos transformaram a organização...No terceiro eixo apresentamos a chegada e os impactos da ferrovia na cidade, destacando como os trilhos transformaram a organização urbana, a economia e a vida cotidiana da população. Reunimos conteúdos sobre a construção das estações, os planos de urbanização que surgiram em torno delas e as diferentes fases da construção da linha férrea, desde a instalação inicial da Estrada de Ferro Bahia ao São Francisco até sua ampliação em direção ao sertão, mostrando como cada etapa trouxe novas dinâmicas para Alagoinhas. Além das referências históricas, o eixo traz memórias, relatos e objetos que mostram como o trem marcou o imaginário local, tornando-se símbolo de modernização, mobilidade e também de encontros, afetos e modos de viver.
Abordamos a diversidade econômica de Alagoinhas ao longo da história, destacando desde o período colonial com atividades agropastoris, criação de...Abordamos a diversidade econômica de Alagoinhas ao longo da história, destacando desde o período colonial com atividades agropastoris, criação de gado e rota das boiadas, até o século XX, com a produção de couro, fumo, cana, laranjas, exploração de petróleo e o desenvolvimento de cervejarias artesanais e industriais. O trem e a ferrovia tiveram papel central, conectando o comércio, estimulando a circulação de produtos e funcionando como ponto de encontro para vendedores ambulantes e quituteiros. Além disso, o eixo evidencia a relação entre economia e educação, com a criação de escolas técnicas e da Faculdade de Formação de Professores, reforçando a importância de Alagoinhas como polo regional de trabalho, aprendizado e identidade cultural.
O conteúdo desse eixo aborda a influência da ferrovia na formação cultural de Alagoinhas, evidenciando como a “família ferroviária” transmitiu...O conteúdo desse eixo aborda a influência da ferrovia na formação cultural de Alagoinhas, evidenciando como a “família ferroviária” transmitiu saberes e práticas do ambiente de trabalho para o cotidiano familiar, gerando tradições e técnicas que se perpetuaram por gerações. Também destaca a vitalidade cultural da cidade, com a literatura local, a atuação da professora Iraci Gama e da FIGAM, que preservam memória e patrimônio. Também é abordado a relação de Alagoinhas com o futebol e os times ferroviários, a construção do Estádio Carneirão, e a música, refletida na fundação das filarmônicas Euterpe e União Ceciliana. Assim, a presença ferroviária se mostra central na identidade, nas expressões artísticas e na memória coletiva de Alagoinhas.