Mais sobre o jogo
Agente de estação
Cargo de liderança, que respondia direto ao Chefe de Estação. Era responsável por supervisionar todos os trabalhos exercidos, coordenar a circulação de trens, realizar vistorias e exercer as atividades relacionadas à administração e ao controle da estação.
Chefe de estação
Tudo o que acontecia dentro da estação era sua responsabilidade: dos pequenos aos grandes eventos. Tamanha era a importância dessa função que, por muito tempo, quem a ocupava recebia moradia própria, literalmente dentro das cercanias da ferrovia.
Escalador
Responsável por organizar as escalas de viagem, determinar quais maquinistas e foguistas iriam para cada trem, quando seriam as folgas, estipular quais locomotivas estariam disponíveis para viajar, entre outros serviços de confiança.
Foguista (Auxiliar de Maquinista)
Exercia um trabalho braçal muito relevante para o funcionamento das locomotivas a vapor. Ele trabalhava dentro da maria-fumaça e era responsável por jogar lenha na fornalha e água na caldeira, para que o trem pudesse se locomover.
Guarda-chaves
Era responsável por controlar manualmente os sinais e pontos recebidos na estação para permitir a circulação segura dos trens. O funcionário ficava abrindo e fechando manualmente as chaves de desvio e organizando o direcionamento da via.
Maquinista
Responsável por conduzir o trem ao seu destino. Era o “motorista” da linha férrea, encarregado de transportar pessoas e/ou cargas. Muitas vezes contava com a companhia de um auxiliar de maquinista, que prestava todo o suporte necessário.
Mecânico
Responsável por realizar todo o suporte técnico necessário nas locomotivas. Suas principais atividades eram de reparos, fabricação de peças e manutenções em geral. O seu trabalho era exercido nas Oficinas da ferrovia.
Policial ferroviário
Responsável pela segurança na ferrovia. Sua principal função era proteger a malha ferroviária, atuando na prevenção de atos de vandalismo e crimes de todos os tipos. Também é conhecido como agente de segurança.
Telegrafista
Cuidava de toda a comunicação realizada na ferrovia. Entre suas funções, informava horários de trens e ordens de serviço, concedia licenças para a circulação das locomotivas e enviava comunicados por meio de código Morse e telégrafo. A segurança do tráfego, portanto, dependia do bom andamento do trabalho do telegrafista.
Turmas
Os trabalhadores de reparos da via férrea eram conhecidos como “turmas” ou, ainda, como trabalhadores de linha. Vários deles viviam nas moradias que a rede oferecia e tinham o trabalho pesado de garantir a manutenção e a limpeza dos trilhos, possibilitando a passagem segura do trem.